08/12/2010

Voo da Águia, na brecha em favor da Terra!

Encerramento do Vôo da Águia - foto de Josélia Lima

EMBAIXADORES DO PLANETA

Por Ana Elizabeth Diniz
Adaptação: Alexandre Wahbe

A idéia nasceu em Pium, Tocantins, e se espalhou pelo mundo afora arrebatando pessoas de bem, redes, instituições nacionais e internacionais que trabalham em prol da humanidade, os chamados cidadãos planetários, guardiões da Terra. Gente que está fazendo a mudança necessária pela transformação e preservação da Terra e a plenitude humana.

O movimento que tem pouco mais de um ano de vida pretende romper estigmas como aquele lançado por Luther king: “O que mais me preocupa é o silêncio dos bons”. A hora é de dar visibilidade àqueles que persistem em projetos que visam o bem comum, preservar o planeta e implantar uma cultura de paz.

E foi assim até hoje, já em 3 (três) eventos nacionais realizados em Tocantins, foram entregues 178 títulos Honoríficos de Cidadania Planetária para empreendedores sociais selecionados de onze países e quatro continentes, que atuam em atividades integradas com filosofia, tradições, nova ciência, espiritualidade pura, ou balizados pela Carta da Terra de 2000.

Para falar sobre esse assunto, Alexandre Sperchi Wahbe, palestrante, empreendedor social e terapeuta, autor de vários livros, ex-apresentador de televisão, ex-diretor geral da Faculdade Antônio Propício Aguiar Franco e Diretor Geral do Conselho Mundial de Cidadania Planetária para o primeiro mandato do decênio 2010-2020, respondeu as seguintes perguntas:

O que é o Conselho Mundial de Cidadania Planetária? É uma entidade vinculada ao Instituto Sinergia e foi criado para garantir e facilitar a multiplicação das estratégias e ferramentas para promoção de cidadãos planetários já certificados e em potencial por todo o planeta, incrementar as ferramentas para a geração de ações afirmativas correlatas por todo o planeta e salvaguardar a memória dos trabalhos e instituições dos premiados com o título de Cidadania Planetária. Todos os premiados com o título honorífico de Cidadania Planetária pertencerão automaticamente ao Conselho.

O Conselho reconhece a Carta da Terra e suas premissas como ideário e documento de base para suas ações? Sim. A carta é uma declaração de princípios éticos fundamentais para a construção, no século 21, de uma sociedade global justa, sustentável e pacífica. Busca inspirar todos os povos a um novo sentido de interdependência global e responsabilidade compartilhada voltado para o bem-estar de toda a família humana, da grande comunidade da vida e das futuras gerações. É uma visão de esperança e um chamado à ação. 

A Carta da terra se preocupa com a transição para maneiras sustentáveis de vida e desenvolvimento humano sustentável. Integridade ecológica é um tema maior. Entretanto, ela reconhece que os objetivos de proteção ecológica, erradicação da pobreza, desenvolvimento econômico equitativo, respeito aos direitos humanos, democracia e paz são interdependentes e indivisíveis. Consequentemente oferece um novo marco, inclusivo e integralmente ético para guiar a transição para um futuro sustentável. O documento é resultado de uma década de diálogo intercultural, em torno de objetivos comuns e valores compartilhados. Esse projeto começou como uma iniciativa das Nações Unidas, mas se desenvolveu e finalizou como uma demanda global da sociedade civil. Em 2000 a Comissão da Carta da Terra, uma entidade internacional independente, concluiu e divulgou o documento como a carta dos povos. A suaredação envolveu o mais inclusivo e participativo processo associado à criação de uma declaração internacional. A legitimidade do documento foi fortalecida pela adesão de mais de 4.500 organizações, incluindo vários organismos governamentais e organizações internacionais.

Ela é legitimada internacionalmente? Um crescente número de juristas internacionais reconhece que a Carta da Terra está adquirindo um status de lei branca (“soft law”), como a Declaração Universal dos Direitos Humanos, considerada moralmente, mas não juridicamente obrigatória para os governos que aceitam subscrevê-las e adotá-las, e muitas vezes servem de base para o desenvolvimento de uma lei stritu senso (hard law).

Nesse momento em que é urgentemente necessário mudar a maneira como pensamos e vivemos, a Carta da Terra nos desafia a examinar nossos valores e a escolher um melhor caminho. Alianças internacionais são cada vez mais necessárias, a Carta da Terra nos encoraja a buscar aspectos em comum em meio à nossa diversidade e adotar uma nova ética global, partilhada por um número crescente de pessoas por todo o mundo. Num momento onde educação para o desenvolvimento sustentável tornou-se essencial, o documento oferece um instrumento educacional muito valioso.

Fale um pouco sobre o projeto “Voo da Águia”. É a maior estratégia global organizada, justa, transparente, includente e participativa já lançada em nível mundial e visa estabelecer a unidade e a interação com a comunidade de empreendedores sociais/cidadãos planetários que estão fazendo a mudança necessária pela transformação e preservação da Terra. Cada cidadão planetário é um verdadeiro guardião da Terra e merece ser reconhecido, exponenciado e apoiado. O Voo da Águia representa essa projeção, esse “voo”. 

No ano passado mapeamos mais 97 cidadãos planetários. Esse ano serão premiados 200 cidadãos planetários de todo o globo através do Voo da Águia 2. A primeira cerimônia de 2011 aconteceu entre 23 a 25 de junho, em Palmas, Tocantins, em evento paralelo ao décimo segundo Movimento pela Vida, onde foram entregues 70 títulos de Cidadania Planetária, e feita inserção de boa parte dos mesmos no pleno do Conselho.

Quais os resultados já obtidos pelo Conselho Mundial de Cidadania Planetária? Hoje temos 178 cidadãos planetários mapeados, 38 embaixadores e 18 guardiões da Terra em doze países (Estados Unidos, Brasil, Argentina, Colômbia, Finlândia, Espanha, Alemanha, Áustria, Bolívia, México, Índia e Irã) e quatro continentes (Europa, Oceania, Ásia e América). Além disso, já efetivamos importantes petições internacionais, como a defesa dos Tobas e Mapuches na Argentina, a libertação dos sete bahá´ís presos indevidamente no Irã e um pedido de liberdade de expressão dessa comunidade. No Brasil, petição foi direcionada ao Governo de Sã Paulo sobre a situação dos índios Guaranis de São Paulo.

SECRETARIA EXECUTIVA DOS EVENTOS E MAIORES INFORMAÇÕES

A secretaria executiva dos eventos é anexa a do Movimento Pela Vida, localizado na 603 Sul AL. 13 QIJ LT 01 - CEP 77.016.372 - Palmas – TO. A organizadora do Movimento pela Vida, de Palmas, Tânia Cavalcante, que é co-gestora do Conselho Mundial também, tem o fone 63 8407 1233, email taniaiansa@gmail.com. Outro contato para os eventos é do Diretor Geral para o primeiro mandato do decênio 2010-20120 do Conselho Mundial de Cidadania Planetária, Alexandre Wahbe, 63 9209 7852 ou 63 3554 1226, ou email alexandrewahbe@hotmail.com .Mais informações podem ser coletadas também com os 37 Embaixadores do Conselho Mundial de Cidadania Planetária.

PROJETO VÔO DA ÁGUIA - CONSELHO MUNDIAL DE CIDADANIA PLANETÁRIA MAPEIA CIDADÃOS EMPREENDEDORES POR TODO O GLOBO

Em 2010 a Faculdade Antônio Propício Aguiar Franco, localizada anexa a maior Ilha Fluvial do mundo (Ilha do Bananal), no Brasil, então gerida pelo empreendedor social e palestrante Alexandre Wahbe, que tinha como base institucional oficial a atuação transdisciplinar pela Carta da Terra, criou o Projeto pioneiro a nível mundial “Cuidar da Terra”, que mapeou e certificou academicamente 11 (onze) Cidadãos Planetários – Guardiões da Terra, entre 23 a 25 de junho de 2010. Na oportunidade foi criado o Conselho Mundial de Cidadania Planetária, pois os premiados verificaram que nada existia a nível mundial similar em termos de reconhecimentos de cidadãos planetários.

Assim que aconteceu o Cuidar da Terra e com a divulgação dos seus resultados iniciais, os membros do conselho verificaram o surgimento de demandas por reconhecimento e a interatividade de pessoas de diversos países, na tradução e envio dos materiais, verificando assim uma lacuna real e urgentemente passível de preenchimento pelo empoderamento e exponenciação de pessoas e organizações chave por todo o Globo.

Abriu-se caminho então esta primeira ação do CMCP, o projeto Vôo da Águia, que mapeou em 2010 mais 97 cidadãos planetários e até meados de 2011, mais 70.

O projeto “Vôo da Águia” é a maior estratégia global organizada, justa, transparente, includente e participativa já lançada a nível mundial, e visa estabelecer a unidade e a interação com a comunidade de Empreendedores Sociais/Cidadãos Planetários que estão fazendo a mudança necessária pela transformação e preservação da Terra e plenitude humana. Cada Cidadão Planetário é um verdadeiro Guardião da Terra, e merece ser reconhecido, exponenciado e apoiado. O Vôo da Águia representa essa projeção, esse “vôo”.

Em 2011 serão entregues 200 (duzentos) títulos de cidadania planetária, e em 2012, 1.000 (mil). Logo abaixo terás informações sobre o encaminhamento de proposições com nomes ao pleno do Conselho Mundial de Cidadania Planetária.

3 comentários:

  1. Que todos possamos numa verdadeira e humildade serem guiados para essa semente que já nasce com muito amor e garra e exemplos,espero muito na minha humilde participação.

    ResponderExcluir
  2. Olá CMCP,

    Bom Dia!!!

    Hoje recebí uma msg da Cidadã Planetária Lucinéia Vieira que me deixou muito feliz. Confiram em:

    Publicado em: Veluma Terapeuta Holística - http://www.veluma.terapeutaholistica.com.br

    http://www.veluma.terapeutaholistica.com.br/pages/posts/projeto-voo-da-E1guia--premiaE7E3o-de-voluntE1rios-humanistas10.php

    Feliz Natal, Boas Festas e que 2011 seja coroado de êxito para todos.

    Muito obrigada, sempre, sempre.

    Fiquem com Deus.

    Vera Brasileiro

    ResponderExcluir
  3. fico felia e com muita esperança de causa nobre

    ResponderExcluir

Fotos CMCP


Veja mais fotos como esta em RETRANS - REDE TRANSCULTURAL HOLISTA
http://www.facebook.com/media/set/?set=a.10150244167034846.339282.657464845

ESPAÇO HOLÍSTICO ESTRELA SOLAR